quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Floripa - Ilha da Magia











Saindo um pouco do circuito paulista, venho hoje falar um pouco sobre Floripa (Florianópolis para os menos íntimos, Flops para os nativos).

Sou meio suspeito para falar da "Ilha da Magia". Eu fiquei simplesmente apaixonado pelo local, a ponto de quase abalar minha paixão alucinada: Rio de Janeiro.

Floripa é um local excepcional para passar férias. Como todos devem saber, cuida-se de uma ilha, acessada pela belíssima ponte Hercílio Luz, hoje desativada, que é um dos principais cartões-postais da cidade. É um lugar tranquilo, daqueles que depois das 10:00 não se vê mais quase ninguém nas ruas. A população, na minha opinião, é a mais hospitaleira do Sul; o pessoal realmente é simpático, daquelas simpatias que se percebe ser sincera.

Hoje quero dar uma dica de hospedagem.

Como disse no incío do blog, minha intenção é sugerir opções boas e baratas para vocês. Dentro de uma análise custo-benefício, eu indico, sem sobra de dúvidas, o Hotel Ibis (Ibis Florianópolis Av. Rio Branco, 37 - Centro - Florianópolis - SC - Brasil), localizado no centro. E o faço por vários motivos:

1) excelente localização. Do hotel, consegue-se facilmente visitar vários cartões-postais de Floripa, dente os quais destaco a própria ponte Hercílio Luz e o Mercado Municipal, sem precisar usar táxi ou ônibus. Sem falar que do hotel para a beira-mar é um pulo: coisa de 10 minutos a pé.

2) preços excelentes. O Ibis é da rede Acoor, estando numa categoria intermediária. O serviço é excelente. Tive um problema logo no início da hospedagem: me entregaram um quarto de solteiro, quando havia feito reserva para o de casal. Mas fora isso, não tive qualquer outro inconveniente durante a estada. O pessoal da recepção é bastante educado; há serviço de internet; restaurante; possui excelente aspecto de limpeza e a vista do quarto é muito boa.
3) existem vários restaurantes de excelente qualidade por perto. Praticamente vizinho, vale a pena conferir o Lindacap (http://www.lindacap.com.br/). Trabalha-se lá com buffet livre (R$ 38,00 por pessoa). Eu nunca vi tanta comida gostosa em um lugar só. As sobremesas são excepcionais, e estão inclusas no valor do buffet. O atendimento é muito bom, não tendo tido qualquer problemas. Dica: prefiram o almoço, é mais barato.

Outra indicação gastronômica muito boa é o restaurante Delícias Portuguesas (Rua Visconde de Ouro Preto, 559, esquina com a Avenida Rio Branco, centro, Florianópolis, (48) 3224-6448 e 3025-4970 (40 lugares). http://www.deliciasportuguesas.com.br/.), que também dá para ir a pé do hotel, embora um pouco mais longe. Mas cabe dar uma pequena dica: prefiram ir por lá no início da semana; o restaurante é bem pequeno, havendo, quase sempre, necessidade de se fazer reserva. Eu fui numa segunda-feira e estava bem tranquilo, mas a fama é de sempre estar lotado. É muito aconchegante o local; a comida é boa, relativamente barata. Não deixem de provar o bacalhau , é uma delícia e requintado.

4) Antes que eu esqueça, vizinho ao hotel há também um parque público bem legal. Vale a pena dar uma passada por lá pela manhã.

5) Sempre que viajo, levo em consideração na escolha da hospedagem se precisarei pegar táxi ou se poderei visitar a maioria dos locais a pé ou de ônibus. E o Ibis, quanto a isso, é simplesmente imbatível.
Bem, meus amigos, vou ficando por aqui. Qualquer dúvida adicional, por favor postem comentários que eu responto. Depois passo mais dicas culturais e gastronômicas da cidade.

3 comentários:

  1. Floripa é 10!!! É mágico você ver o Sol desaparecendo por trás do resto do Brasil, lá a oeste da ilha...

    Ana Raquel

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos,
    Vou para Floripa em janeiro com meu marido e meu filho de 2 anos e fiz uma reserva no Ibis.
    Entretanto, estou na dúvida se é um bom local, tendo em vista que vamos passar 3 dias frequentando prais (Jurerê, Ingleses e Canasvieiras). O hotel fica muito longe dessas prais? O trânsito é tranquilo?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, que ótimo ter uma visita aqui no blog.
    Olha, o hotel é ótimo e fica bem localizado. Perto de alguns restaurantes bem legais.
    Mas como fica no Centro fica longe das praias que você falou. Eu sugiro que vocês aluguem um carro. Fiz isso da última vez que eu fui e valeu muito a pena. O trânsito não é dos melhores, mas não um absurdo, como aqui em São Paulo.
    Se você quiser mais detalhes, pode me mandar um e-mail: soudefortaleza@hotmail.com. Terei muito prazer em respondê-lo.

    ResponderExcluir